quinta-feira, 15 de julho de 2010

Concerto "La Defense" de Jean Michel Jarre completa 20 anos

Foto: Divulgação do concerto "La Defense - Une Ville En Concert" em Paris - Julho de 1990

Este foi certamente um dos grandes momentos da carreira de Jean Michel Jarre: o show "La Defense" que aconteceu no dia 14 de Julho de 1990, no mesmo dia em que se comemora a "Queda da Bastilha" ou, principalmente "A Festa Nacional "que ocorreu em 1790. O que podemos concluir neste bicentenário é a continuação desta festa, que reuniu cerca de 2.500.000 pessoas e que era possível ver, numa simples visão aérea, os fãs desde o palco piramidal até o Arco do Triunfo. Uma cena esplendorosa de um povo reunido para assistir um dos maiores músicos do século XX. E mais um registro foi efetuado no Guiness Book, o livro dos recordes. Um magnífico espetáculo de luzes e cores foi projetado nos prédios que ficavam nos arredores do La Defense. Várias canções de albuns como "Oxygene", "Magnetic Fields", "Equinoxe" e "Zoolook" foram executadas. O show também serviu de divulgação para o, então, novo album de Jarre entitulado "Waiting For Cousteau" em homenagem ao ecologista francês Jacques Cousteau. O concerto teve o financiamento da Mairie de Paris, do Ministério da Cultura da França e de um pequeno grupo de empresários parisienses de alto nível. Também foram utilizadas algumas marionetes criadas por Peter Trinidad Minshall. No Brasil, o "La Defense" foi o último show de Jarre transmitido pela TV Globo no final de 1990 e que teve a apresentação do ator Miguel Falabella que em seu prólogo deixou uma frase que ficou marcada para todos os fãs de Jarre no Brasil: "Neste concerto, Jarre ultrapassa todos os limites já conhecidos e avança decididamente em direção a um novo horizonte de beleza".

5 comentários:

  1. Quem me dera ter estado lá


    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Um dos maiores eventos musicais do século XX, queria ter um Delorean ou um TARDIS para estar lá pessoalmente...

    ResponderExcluir
  3. Lembro bem de quando passou o especial na TV. Cheguei a tirar algumas fotos da tela da televisão, mas o resultado não foi dos melhores. Bem que poderiam repetir esse especial, né ? E melhor, na TV aberta, para ficar acessível para todos.

    ResponderExcluir
  4. Realmente Carla, seria muito valiosa a transmissão deste grande espetáculo na TV aberta. O problema é a falta de interesse. Se houvesse a continuidade da divulgação de Jean Michel Jarre no Brasil, até que haveria esta possibilidade. Mas como isso não aconteceu, fica dificil que haja uma possibilidade de isso ocorrer. Ficaria menos difícil, se houvesse chance de pasar, pelo menos, na TV paga. Um sugestão seria o canal Multishow, que passa shows históricos de vários artistas. Obrigado por participar, Carla!

    ResponderExcluir
  5. Carla, em S. Paulo o concerto foi reprisado em 26 de outubro de 1991 pela TV GAZETA, uma emissora aberta, de programação local.Consegui, na época, que uma vizinha minha gravasse no vídeocassete alguns trechos do especial, mas infelizmente a fita não ficou boa... Espero conseguir comprar estes e os outros concertos do Jarre em DVDs.

    ResponderExcluir