quarta-feira, 28 de abril de 2010

Indústria fonográfica tem queda de 7% nas vendas de 2009

A cantora britânica Susan Boyle, que foi o grande êxito comercial de 2009
Foto: Divulgação


É cada vez mais preocupante o cenário da indústria fonográfica mundial. De acordo com a IFPI, entidade que reune empresas do setor musical, em 2009 houve uma queda de 7% em relação ao ano anterior, de 2008 no número de vendas de musica física (CD por exemplo). Em contrapartida, as vendas de música na forma de faixas digitais tiveram um enorme crescimento de 9,2% totalizando um lucro de US$ 4,3 bilhões. Isto ja deixa muito claro que existe uma forte tendência em que a música siga por esse caminho realmente: ser comercializado apenas na forma de arquivos digitais. A cada ano, as vendas de CD´s caem consideravelmente. Estamos partindo para uma era onde não haverá mais necessidade de inserir uma midia em um aparelho para que se possa ouvir a música preferida. Um grande exemplo disso é o mp3 onde as pessoas compartilham as músicas através de programas específicos e que é denominada por autoridades como uma pratica ilegal, tal como a pirataria. Outro setor que também foi prejudicado é o de entretenimento musical que utiliza a publicidade nas rádios e a realização de shows, ambos de grande importância para a divulgação de novos trabalhos dos artistas. Para este segmento, a queda foi de 8%. A cantora britânica Susa Boyle "salvou" o mercado fonográfico mundial graças a venda de 8,3 milhões de cópias de seu álbum-début "A Dreamed A Dream". Artistas como o The Black Eyed Peas, Michael Jackson, Taylor Swift e Lady Gaga também tiveram êxito nas vendas musicais.

Um comentário:

  1. Materia nota 10000, não sei se você lembra de alguns meses atraz estamos comentando sobre a falta de organazização das gravadoras?

    Esta materia só traz aos nossos olhos que a industria não se atualizou, com a chegada na internet fica claro que as vedas dos CDs iriam cair de forma drastica.
    Depois de anos que as gravadoras começaram a observar isso, acredito que agora é correr atras do prejuizo, cd é coisa do passado, basta achar a maneira certa de vender as musicas.

    Parabéns pela materia ficou show de bola!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir