contratado, a Baja Marimba Band foi licenciada para Decca Records para outros países.
Herb Alpert & The Tijuana Brass
The Lonely Bull
A&M Records, 1962
Foto: Divulgação
Na metade da década de 60 foram iniciadas grandes contratações para a A&M: We Five, Sergio Mendes & Brasil´65 que, por sua vez, alterouo nome da banda para Brasil´66 quando Mendes lançou um album apresentado por Alpert. No mês de agosto daquele ano a gravadora lança sua editora para registros das músicas dos artistas contratados: a Almo Music. Em outubro Tommy Li Puma foi contratado para cuidar do setor de Artistas e Repertório (A&R). Com muito trabalho e grandes contratações artísticas e administrativas chega o momento de colher os resultados depois de muito trabalho: Em 15 de Dezembro de 1965, a A&M Records conquista seu primeiro Disco de Ouro e sua primeira certificação para a RIAA (Recording Industry Association Of America ou Associação da Indústria de Gravação da América) para os álbuns "Whipped Cream and Other Delights" e "Going Places". E as premiações não pararam por aí: A banda de Help Alpert, o Tijuana Brass conquistou quatro prêmios Grammy com a canção "A Taste Of Honey". Entra o ano de 1966 e com ele o crescimento estrutural da A&M Records não parava e com isso Bob Fead foi contratado para ser o Diretor Nacional de Vendas, criando uma rede deistribuição independente. Don Graham foi contratado para ser o Diretor Nacional de Promoção. Nesta mesma época foram criadas as empresas A&M Records International Publshing e a Almo / irving Music como editora musical. Com isso foram registrados 200 canções para a obtenção do direito autoral. No dia 6 de Novembro de 1966, a A&M abriu vários escritórios no Charlie Chaplin Studios em Hollywood iniciando as atividades com 32 funcionários. E mais um escritório no Edifício Iroquois na Filadélfia. O numero de registros para obtenção do direito autoral chegou a 278 mil. E quando este ano se encerrou, Herb Alpert viu o seu album alcançar mais de 13 milhões de vendas. Em 1967 a gravadora contrata Burt Bacharach, Procol Harum e Joe Cocker. No mês de agosto deste ano a editora Rondor Musical é inaugurada. Era uma fase tão próspera da A&M Records que em 12 de Dezembro de 1967 uma famosa série de TV "Hollywood palace" transmitiu para os EUA todos os artistas do cast da gravadora, entre eles o Tijuana Brass, Baja Marimba Band, Burt Bacharach, Sergio Mendes e Brasil ´66, Tommy Boyce e Bobby Hart, Liza Minelli e Wes Montgomery. E finalmente chega o dia em que um single da gravadora chega ao número 1 da bilboard: Era 22 de Junho de 1968 e o single "This Guy´s in Love With You" de Herb Alpert alcança o topo.
O grupo Brasil ´66 liderado por
Sérgio Mendes: Uma das primeiras contratações da A&M Records na época de ouro da bossa nova.
Os anos 70
Os Carpenters no momento da assinatura do seu primeiro contrato com a A&M Records em
22 de Abril de 1969 na presença de um de
de seus fundadores: Jerry Moss.
Foto: onamrecords.com
Novos artistas, que no futuro fariam história na música mundial são contratados pela A&M por intermédio da Island Records: The Carpenters, Quincy Jones, Ike & Tina Turner, Cat Stevens (hoje Yusuf Islam) e Jimmy Cliff. Em 1970 a empresa abre uma filial na Grâ-Bretanha. Houve uma considerada modernização nos aparelhos dos estúdios utilizados pela A&M, principalmente nas câmaras de reverberação.
Em fevereiro de 1970, a A&M Records inicia suas atividades no Canadá.
Em março de 1970, Herp Alpert encerrou as atividades do Tijuana Brass.
Em junho de 1970, o Supertramp assina com a A&M Records.
Peter Frampton, The Police
e Supertramp: Grandes nomes da A&M que
fizeram sucesso nos anos 70.
Arte: Marcelo Assis
Ao final de 1970, depois de rever o balanço anual constatou-se que foi o melhor ano da A&M na produção de discos, com 39 álbuns e 18 singles lançados, todos entrando na Parada Billboard daquele ano. Joe Cocker e Sergio Mendes & Brasil ´66 dominaram as vendas de singles. Foram conquistados 2 Prêmios Grammy e 3 Discos de Ouro, dois deles para Sergio Mendes.
Em 1971, Jerry Moss é nomeado "Executivo do Ano".
Os negócios da A&M Records estavam muito prósperos nos anos 70, tanto que, em 1976, compania já contava com 300 funcionários. Nesta época a gravadora conquistou 3 discos de platina. Joan Baez, Peter Frampton e Nazareth foram os grandes nomes.
Em 1977 um fato curioso ocorre dentro da A&M:
Em 9 de Março uma banda punk chamada Sex Pistols foi contratada como uma nova banda no cast da A&M. No dia 10, foi apresentada a assinatura do contrato em público. Então a equipe da gravadora empenhou-se em lançar "God Save The Queen" o mais rápido possível. Mas como eles tinham um comportamento digamos, ofensivo e de protesto, isso não agradou em nada os artistas que faziam parte do cast da A&M. Eles acreditavam que o Sex Pistols seriam incompatíveis com o ambiente formado por outros artistas da gravadora. Resultado: Eles foram destítuidos da A&M Records em 16 de Maio de 1977. Mesmo assim, algumas cópias de seu álbum foram prensados e vendidos ao público. Nem é preciso dizer o sucesso que foi essa banda, lançando o seu primeiro álbum pela inglesa EMI.
Renegados pela A&M á pedido do cast da gravadora, os Sex Pistols foram desligados da compania e tiveram sua estréia pela EMI.
Com a empresa crescendo ferozmente e promoções surgindo constantemente, Jerry Moss foi nomeado presidente da empresa com Herp Alpert na vice-presidência.
Em 22 de Junho de 1977 foi inaugurado o Centro Financeiro da gravadora com 40 funcionários. E foram inaugurados também a A&M Pacífico, a A&M Desenvolvimento Criativo em conjunto com a Horizon Records e a A&M Europe situada em Paris. França. Em 1978, a A&M contrata a banda inglesa The Police. Neste ano foi lançado o single "Roxanne". Foram abertos escritórios na sede da CBS Records (Hoje Sony Music) na Holanda e na Alemanha.
1979 foi um ano difícil para a A&M Records: Em 15 de Fevereiro a RCA Records (Hoje Sony Music) passou a distribuir os titulos da A&M e, com isso, as atividades de distribuição interna da gravadora foram encerradas. A Horizon Records que era controlada pela compania foi dissolvida também. O que ajudou a empresa foi um contrato assinado para distribuir os títulos pela IRS. E um novo contrato com os Carpenters foi celebrado.
Mas nem tudo é espinho e naquele ano, vários artistas da compania faturaram prêmios e ótimas vendagens tais como Supertramp, The Police, Joe Jackson, Styx entre outros.
Em 1980 a indústria fonográfica estava em declínio, o mercado fonográfico sofria grandes alterações. As gravadoras locais lutavam para conquistar o público com os seus artistas e aumentar as vendas de LPS. E, com isso, a A&M Records foi obrigada a dispensar 45 artistas de um cast de 100. Em 5 de Maio daquele ano é lançado o novo álbum-solo de Karen Carpenter com 21 faixas. Ainda neste ano, a A&M lança seu primeiro Laser-Disc de 12 polegadas: "True Colors" de Splitz Enz. A gravadora ficou na expectativa que cópias ilegais não fossem produzidas com a nova tecnologia.
Em 1981 a A&M Films foi fundada.
Durante toda a década de 80 os grandes nomes da A&M em resumo foram: The Carpenters, Supertramp, Bryan Adams, Jeffrey Osbourne, The Go-Go´s, Suzanne Vega, Human League, Rita Coolidge, Styx, The Brothers Johnson, Cat Stevens, Chris De Burgh, Sergio Mendes, USA For Africa, Amy Grant, Janet Jackson, Al Green, Extreme, entre outros.
O álbum "Bring On The Night" do Sting, que marcou a primeira turnê solo pós-The Police, foi o primeiro título da A&M a ser controlado pela PolyGram.
Em 1990 a A&M Records foi vendida para a PolyGram, que é uma fusão da Phonogram com a Philips Holandesa.
No dia 18 de Junho de 1993, Herb Alpert e Jerry Moss venderam 100 por cento de todo o capital da A&M para a PolyGram e passou a ser uma divisão da nova compania. Foi assinado um contrato de 5 anos onde a PolyGram deveria manter o catalogo artístico e identidade da A&M. Em 1999, a gravdora encerrou as atividades em sua sede. Foi colocado um pano preto sobre o símbolo da A&M indicando o fim da empresa. Em 1999, com a fusão da Universal Music sobre a PolyGram outros selos como Interscope e Geffen Records foram inseridos junto a A&M causando uma confusão de selos. Em 22 de Janeiro de 1999, numa entrevista para a publicação Los Angeles Times Business Section, Herb Alpert desabafou: "É certamente ver o que está acontecendo hoje, mas para dizer a verdade, voce pode ver que a A&M tornou-se parte da estrutura da PolyGram". Em outubro daquele ano, a Universal Music fechou a A&M Studios, encerrando de vez o ciclo desta grande gravadora.
Hoje, a A&M Records pertence a Universal Music Group e está inserida junto ás gravadoras
Interscope Records e Geffen Records. Um dos maiores nomes hoje deste selo é o The Black Eyed Peas.
Fontes de pesquisa:
http://www.onamrecords.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/A&M_Records
http://pt.wikipedia.org/wiki/A&M_Records
Site atual da A&M Records:
http://www.interscope.com/
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