sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Elton John realiza show histórico hoje em São Paulo


Foto: Sydney Entertaiment Center Website The Red Piano

Após treze anos de espera, o público brasileiro irá assistir o que pode ser, possívelmente, a última apresentação de Elton John no Brasil. O maior pianista-pop de todos os tempos iniciará sua turnê na América Latina em São Paulo, hoje, as 22:00 na Arena Skol Anhembi, na zona norte de São Paulo. O espetáculo "Rocket Man" tráz em seu repertório os maiores sucessos do cantor em 40 anos de sucesso. Segundo informações da Agência Estado, a estrutura de palco será composta por iluminação inteligente e variada e os telões de 5x6 metros irão exibir o espetáculo. A banda composta por Davey Johnstone (guitarra e direção musical), Nigel Olsson (bateria), John Mahon (percussão), Guy Babylon (teclados e sintetizadores) e Bob Birch (baixo) tocarão por quase duas horas grandes sucessos que marcaram época como "Your Song" (1969), "Goodbye Yellow Brick Road" (1973), "Candle In The Wind" (1973), "I´m Still Standing" (1983) e "Sacrifice " (1989) entre outros, conforme descrição do repertório abaixo. Segundo agências de previsão do tempo, haverá enormes chances de chuva durante a apresentação.


Exigências do Artista

Para não perder o costume da extravagância (que por hora, melhorou muito nos últimos anos) Sir Elton John exigiu dos organizadores do show no Brasil em seu camarim bonsais ou palmeiras, cinco rosas ou orquídeas cor-de-rosa e outras duas brancas, reforçando a exigência de que, os talos das flores não devem ter espinhos nem folhas e devem medir rigorosamente 11 centímetros.

Elton John em apresentação no Central Park em New York (EUA) em 1980. Uma mostra da sua fixação pela extravagância, que tornou uma marca registrada de sua carreira.


Nos anos 70 e 80, o cantor inglês não poupou plumas, paetês, chapéis gigantes, roupas descomunais e milhares de óculos enormes e colridos em seus mais diversos espetáculos. Um destes episódios marcantes ocorreu em 1980, num show no Central Park, em New York (EUA). Elton John se fantasiou de Minnie e até de Pato Donald para um público de 400 mil pessoas cantando "Your Song" entre outras. Em entrevista para um documentário realizado em 1990, o seu eterno parceiro e letrista Bernie Taupin revelou que sempre achou tudo aquilo um absurdo e que nada daquilo condizia com a música em execução: "Se eu gostava daquilo? Claro que não! Ver Elton cantando vestido de Minnie ou Pato Donald não foi uma das melhores coisas de ser ver na vida" finalizou. Independentemente de tudo isso, o que fica salientado em sua carreira é sua grande contribuição á musica mundial e os números estão ai: O single "Candle In The Wind" é um retrato do sucesso. Vendeu mais de 40 milhões de cópias em 1997 numa homenagem á Diana Spencer, princesa de Gales e amiga pessoal do cantor. Um récorde histórico. Dez anos antes, esta mesma canção, sem alteração da letra, recebeu um prêmio Grammy de canção do ano, para uma apresentação no Sidney Entertaiment Center em 14 de Dezembro de 1986 que foi lançado como album duplo em todo o mundo. Elton John já vendeu mais de 250 milhões de albuns, só perde para Elvis Presley que, segundo estimativas, ja vendeu mais de 500 milhões. Com a crise que as gravadoras atravessam com o advento da musica digital, será quase impossível de este recorde ser quebrado. O show de hoje pode entrar para a história como uma possível apresentação de despedida dos palcos brasileiros até pela dificuldade de negociação de sua turnê. As apresentação anteriores ocorreram nos dias 24 e 25 de Novembro de 1995, também em São Paulo e Rio no Estádio do Ibirapuera e Estádio da Gávea respectivamente. Agora, é aproveitar cada momento deste grande show.

Repertório do show

Introdução:
Funeral For A Friend/Love´s Lies Bleeding

The Bitch Is Back
Madman Across The Water
Tiny Dancer
Levon
Believe
Take Me To The Pilot
Goodbye Yellow Brick Road
Daniel
Rocket Man
Honky Cat
Sacrifice
Don´t Let The Sun Go Down On Me
All The Young Girls Love Alice
I Guess That´s Why They Call It The Blues
Sorry Seems To Be The Hardest Word
Candle In The Wind
Bennie And The Jets
Sad Songs (Say So Much)
Philadelphia Freedom
I´m Still Standing
Crocodille Rock
Saturday Night´s Alright For Fighting
Pinball Wizard

Encerramento:
Your Song

Nenhum comentário:

Postar um comentário